SIM. EU JOGUEI BETE!
Calma! Calma!
Não peguei nenhuma indivídua de nome Bete e arremessei para lugar distante.
Estou falando do Jogo de Betes. Para quem não sabe, Betes = Tacos.
Depende sempre da região do país, ou você vai ouvir falar Betes ou Tacos, ou ainda, o singular dos dois nomes.
Quem não jogou betes quando moleque, não foi moleque.
O jogo consiste em duas duplas e se assemelha ao cricket (na verdade não parece muita coisa mas eu sempre quis fazer essa relação, mesmo que falsa). Duas áreas demarcadas são separadas por cerca de 30 metros (ou mais, ou menos, depende do lugar, do tamanho da rua, do quintal, da calçada...). Nestas áreas, geralmente na forma de meia lua, ficam dois pinos, conhecidos como: "casinhas", que logicamente não tem a forma de casinhas e nem de pinos. Comumente. para representar as casinhas, se utilizam de latas de óleo de soja ou são feitas pirâmides com alguns gravetos. Como eu disse, as casinhas ficam em suas áreas, de frente uma para outra em uma distância de uns 30 metros, o que caracteriza o inominável: Campo de Betes.
No Betes, é uma dupla contra a outra. Por sorteio, ou briga, palitinho ou força física, se escolhe a dupla que sairá com os betes (ou seja, com os tacos).
Os tacos podem ser de qualquer forma (a não ser em torneios oficiais, que são poucos). Podem ser uma ripa de madeira, um pedaço de cabo de vassoura, um pedaço de ferro (não recomendo por ser pesado), um pedaço de cano velho de plástico, uma espada do He-Man da TecToy (aquilo não é um brinquedo, é uma arma) e mais uma infinidade de coisas que você queira utilizar com taco.
Cada membro da dupla, fica na frente de uma das casinhas. A dupla sem tacos é a que está com a bolinha, que pode ser de tênis, de plástico, de couro e até de meia. O objetivo da dupla com as bolinhas é derrubar a casinha do adversário e recuperar os betes. Ou seja, ao acertar a casinha, quem estava com os betes, ficam com a bolinha e vice-versa.
E como se faz ponto no Betes? Fácil. Quando os caras da bolinha jogam a dita, os caras dos tacos tem que acertá-la fora do alcance dos arremessadores, para dar tempo da dupla trocar de lado na área delimitada. Cada passada da dupla no centro da área soma uma quantidade de pontos, que dependendo de como se joga, pode ser de 1 ponto, 10 pontos ou 100 pontos. Ganha quem fizer o limite de pontos estabelecido antes do início da partida.
Em algumas regras vigentes no país, há algumas particularidades:
a) A dupla que acumular três betadas para trás da casinha que se encontra, perde os tacos. Neste caso é que se vê quem é bom. Betada pra trás é um crime que deveria nem ter fiança.
b) Ao se chegar ao limite de pontos estabelecido, em alguns lugares, os participantes tem ainda que dar uma betada, cruzar os betes no meio da área do jogo e derrubar as latinhas com os pés. Mas o pior de tudo é que em alguns lugares, tem que cuspir na latinha também.
c) Cabe salientar que você só está salvo de perder os betes, se não for carimbado com a bolinha enquanto cruza a área de jogo, mais ou menos como no beisebol. Só que lá, os caras não perdem o taco.
Se os caras dos tacos rebaterem a bola e os caras das bolas conseguirem pegar a bolinha no ar, os rebatedores perdem os betes. Em alguns lugares além de pegar a bola no ar os rebatedores tem que gritar:"Whiskey". Não me pergunte por quê. Além disso, de lugar pra lugar, essa palavra varia bastante. Já ouvi a corruptela: "Atchim", pra vocês terem idéia das mudanças.
Há mais uma série infindável de regras adicionais que variam de região pra região. Logicamente não vou dizê-las aqui. Para isso, nos tempos modernos inventaram uma ferramente fantástica de nome Google. Divirta-se.
Entendeu mais ou menos? Não? Então meu amigo ou minha amiga, infelizmente você nunca jogou Betes e eu só posso lamentar sua infância inútil, triste e porque não dizer, patética!
No mais, com sua licença que tem uma molecadinha aqui em frente começando o dois ou um pra tirar as duplas pra jogar. Fui.
Abraços a todos.

1 Comments:
Lata de óleo. Taco clássico é com lata de óleo! Abraço e valeu pela visita.
Postar um comentário
<< Home